Blog da Waldman

Quais instrumentos musicais são mais indicados para crianças?

destaque-2015-jul-21

Para uma criança, envolver-se em atividades relacionadas a essa arte que combina sons e ritmos gera inúmeros benefícios. A idade ideal para aprender um instrumento musical é a partir dos 5 anos, quando a criança começa a ser alfabetizada. Mas quais instrumentos musicais são os mais adequados para começar? Separamos uma lista dos mais indicados, confira:

Flauta: A flauta é um instrumento de sopro. Seu som é reproduzido ao soprar o ar através de uma abertura no bico, uma técnica que pode levar algum tempo para aprender. A flauta é usada em vários estilos musicais e é um dos instrumentos musicais mais leves e portáteis.

Clarinete: O clarinete é outro membro da família dos instrumentos de sopro. Para produzir o som, você precisa usar uma peça de madeira vermelha no bico. Como a flauta, o clarinete é um instrumento leve, portátil e é normalmente usado em bandas e orquestras. Este instrumento é frequentemente a primeira escolha, pois pode fornecer a base para a aprendizagem de instrumentos semelhantes, como o saxofone.

Guitarra / Violão: A guitarra é provavelmente um dos instrumentos mais comuns da cultura pop, o que o torna muito atraente para as crianças. Em primeiro lugar, aprender a pressionar as cordas pode ser um pouco difícil para uma criança, mas essas habilidades podem torná-lo apto a aprender outros instrumentos como baixo e cavaquinho. Você pode escolher entre a guitarra elétrica ou um violão. Enquanto a primeira precisa de amplificador, cabos e pedais, a outra não precisa de nada.

Teclado: É uma ótima opção para a iniciação no universo musical, ajudando no desenvolvimento cerebral e motor das crianças, além de proporcionar divertidos momentos de entretenimento aliado aos estímulos, à sensibilidade auditiva e à prática musical. É preciso escolher um teclado com teclas adequadas para o tamanho das mãos de uma criança, pois em um teclado com teclas grandes será muito difícil conseguir montar os acordes.

Bongô: O bongô é um instrumento muito econômico e requer menos preparação para começar. Não precisa de acessórios e a criança pode começar a aprender os ritmos e bases de percussão rapidamente. O bongô pode ser uma excelente forma de introduzir a música e instrumentos musicais à uma criança.

Mesmo com estas dicas é importante lembrar que os pais não devem jamais impor o aprendizado, nem muito menos determinar o instrumento que a criança deverá tocar. A escolha deve ser sempre da criança, assim como a manifestação na vontade de aprender um instrumento.