Blog da Waldman

Descubra se ouvir música melhora ou atrapalha o seu foco

destaque-2015-09-11

Você já deve ter ouvido falar que ouvir música melhora o foco, mas será que isso é verdade? Muita gente diz que prefere trabalhar e estudar ouvindo música porque assim presta mais atenção naquilo que está fazendo. Mas, será que a música realmente melhora o foco? O site norte-americano Focus@Will, em parceria com pesquisadores da Universidade de Los Angles – Califórnia, fizeram diversos estudos e comprovaram que isso não é totalmente correto.

Segundo os pesquisadores, as pessoas demoram cerca de 20 minutos para se concentrarem antes de começar as suas tarefas. Esse tempo é o que eles chamam de processo de habituação do cérebro, e é necessário para que ele consiga sair da zona de conforto e iniciar uma nova tarefa.

Mas, a música pode tornar esse processo mais rápido? A resposta é que ela pode sim melhorar o foco, mas desde que seja a música certa, que segundo os pesquisadores é a instrumental. As canções que ouvimos normalmente acabam nos distraindo, porque suas diversas notas, acordes e letras são criadas para criar efeitos intelectuais e emocionais que acabam distraindo a nossa atenção.

Além disso, as pesquisas revelaram que uma pessoa consegue manter o foco contínuo durante 100 minutos e, após esse tempo, precisam de uma pausa para se distrair. Já com a música instrumental, o nível de foco consegue permanecer estável por mais tempo.

Com os resultados dos estudos, o Focus@Will criou uma biblioteca musical voltada unicamente a melhoria do seu foco. Você pode conferi-la aqui: http://www.revolutionaustralia.com/music-that-increases-your-focus/

Agora você já sabe: quando for estudar, nada de transformar a sua revisão em um show. Ao invés disso, selecione músicas tranquilas e instrumentais e melhore o seu foco.

fonte: Universia Brasil