Blog da Waldman

Estudar música durante a adolescência desenvolve mais habilidades linguísticas

destaque-2015-10-19

Uma pesquisa realizada na Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, mostra que estudar música durante a adolescência pode ajudar no desenvolvimento de habilidades relacionadas a comunicação e linguagem.

Os pesquisadores acompanharam um grupo de 40 estudantes de escolas de bairros pobres desde o primeiro até o último ano do colegial. Quase metade dos participantes começaram a ter aulas de músicas, enquanto o resto decidiu fazer parte do Reserve Officers’ Training Corps, onde a ênfase era em atividades físicas.

A partir de registros das atividades cerebrais dos alunos no início e no fim do estudo, foi possível verificar que os que se dedicaram à música mostraram maior amadurecimento na forma em que o cérebro responde aos sons do que o resto dos participantes. O mesmo foi observado em relação a habilidades relacionadas a linguagem e leitura.

“Mesmo que não pareça relevante para a maioria das carreiras, os resultados do estudo mostram que o estudo musical ajuda os alunos ‘aprenderem a aprender’”, afirma a pesquisadora Nina Kraus.

fonte: Revista Galileu