Blog da Waldman

Gosto musical pode prever a personalidade

destaque-2015-11-09

Um estudo realizado por uma universidade do Reino Unido reuniu um grupo de pessoas para se conhecerem e analisarem as 10 músicas favoritas de cada um. Este estudo se provou eficaz em mostrar dados relevantes e confiáveis sobre a influência destas músicas sobre distintas personalidades do grupo. O estudo utilizou cinco traços de personalidade para o teste: abertura à experiência, extroversão, agradabilidade, consciência, e estabilidade emocional.

Curiosamente, algumas destas características foram previstas com maior precisão com base em hábitos musicais do que outros. Por exemplo, abertura à experiência, extroversão e estabilidade emocional foram as mais fáceis de adivinhar corretamente. Consciência, por outro lado, não foi evidente com base no gosto musical.

Veja na imagem abaixo todos os aspectos que indicam como os diferentes gêneros musicais correspondem à nossa personalidade, de acordo com um estudo realizado na Universidade Heriot-Watt:

music-vs-personalidade

Podemos notar no gráfico uma representação visual dos resultados, com traços tais como a auto-estima, a criatividade, extroversão, entre outros, colocados em diferentes pontos ao redor do círculo. Quanto mais perto a área sombreada estiver do círculo externo, mais participantes possuem esse aspecto da personalidade.

Assim, por exemplo, o estudo constatou que os fãs de pop tendem a ser extremamente extrovertidos, enquanto os ouvintes de jazz e música clássica possuem pontuação alta na auto-estima. Curiosamente, as pessoas que gostava de ouvir punk, heavy metal, musica clássica, indie, dance e jazz e foram todos revelados como sendo pessoas criativas – uma área onde os fãs de pop e rap não apresentaram nenhuma correlação.