Blog da Waldman

Ouvir a música preferida melhora o seu desempenho em exercícios físicos

destaque-2015-08-14

Um estudo publicado por pesquisadores da Universidade Keele, no Reino Unido, comprovou que ouvir sua música favorita pode fazer você se sentir mais disposto e diminuir a percepção de esforço durante exercícios físicos.

Para realizar as pesquisas, foram selecionados 64 participantes que praticavam três esportes diferentes: futebol, netball – esporte com regras semelhantes ao basquete – e corrida. O primeiro passo das experiências foi avaliar quais eram os estilos favoritos em cada esporte. O estilo preferido das atletas de netball, por exemplo, era R&B.

Cada grupo foi avaliado antes e durante os treinos e antes de competições ou corridas, com ou sem suas músicas favoritas. Cada sessão foi medida pelos atletas a partir de sua motivação, foco, satisfação, desafio, consciência e esforço percebido.

Os resultados mostraram que ouvir a música favorita aumentou os índices de motivação de todos os grupos, e os maiores efeitos ocorreram durante os treinos. Uma redução na percepção do esforço aconteceu em quase todas as sessões.

Estudos anteriores já haviam mostrado que a música motivacional, em geral, aumenta o desempenho, mas ainda não haviam pesquisado os efeitos da música favorita na performance das pessoas.

 

fonte: Universia Brasil